Trajetória de Carreira por Fernanda Grillo

on

Fernanda Grillo, secretária executiva da Rede Telecine compartilha conosco sua trajetória de carreira .

Meu nome é Fernanda Grillo, sou secretária há 11 anos no Telecine, e vou falar um pouco da trajetória da minha vida profissional.

O início da minha vida profissional foi no CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, onde eu trabalhava como assistente administrativo na Assessoria de Informação e Documentação Técnica. Isso era o ano de 1985 e como mudou o perfil da função de secretariado de lá para cá! Era um atendimento bem burocrático, tinha que saber datilografia para mandar bem na máquina de escrever!

Em 1990, com o nascimento do meu segundo filho, vi que não estava feliz me ausentando de casa, diariamente, por longas 12 horas ou mais. Decidi pedir demissão e dar um tempo na carreira para poder me dedicar aos filhos pequenos em tempo integral. A brusca mudança não foi fácil, mas eu tinha um objetivo, e por isso, acho que consegui me adaptar muito bem à nova rotina. E assim fiz por 2 anos, voltando ao mercado de trabalho como professora de inglês, pois já havia concluído o curso de Letras na UFF.

Lecionei  por 14 anos, quando surgiu uma oportunidade para voltar ao mercado na minha função original. “és pó e ao pó retornarás…” Mais ou menos por aí.

A vaga era para trabalhar como secretária do Diretor do Telecine. E aí voltei ao mercado corporativo que encontrei muito diferente, muito mais dinâmico do que aquele eu havia deixado 16 anos atrás.  O início foi bem complicado, porque eu antes tinha como ferramenta de trabalho, giz, planos de aula, quadro negro… eu teria que encarar outlook, word, planihas em excel, preparar agendas e viagens… sem contar a carga horária e apresentação pessoal… até o estilo de roupas que eu usava tinha que ser repensado. O ambiente de trabalho em uma escola é bem informal, assim como a roupa do professor pode ser. Já uma secretária, por mais informal que seja a empresa, passo uma imagem e tem que ser considerado se está afinada com o perfil do meu empregador…  Tudo novo mesmo!   Começar em uma nova empresa é sempre um desafio, e nesse caso, a empresa era nova, mas também o como fazer era desconhecido para mim.  Bom, estudei, me preparei e foquei muito no meu objetivo. Queria que desse certo e dediquei-me com afinco, sempre atenta e sanando todas as dúvidas com minha coordenadora à época, que podemos dizer, foi como uma professora para uma ex-professora na nova função.

E assim eu mergulhei em um novo universo – é um tal de marca, cancela, marca de novo, emite bilhete, mas a viagem está certa? Então pode tocar. E depois de alguns dias, muda tuuuudo. Ok, vamos lá. Arregaça as mangas e vamos preparar tudo de novo…, mas atenção porque não pode dar no-show, não pode resolver tudo por impulso, tem que ser muito criteriosa, muita atenção com tarifas… e se a reserva cair e eu não conseguir emitir?? Hahaha e não pode esquecer de lembrar ao Diretor datas importantes, assessorá-lo também em viagens pessoais, contas para pagar…   Ok, o mundo pode estar correndo, tudo é para ontem, mas se você olhar para mim na minha mesa, sigo aparentemente tranquila. Por dentro é que estou fervilhando e ansiosa.

Passados 11 anos, muita coisa mudou também na minha forma de trabalhar. Continuo tentando superar ansiedades, incertezas e etc. Afinal, vale a máxima “quanto mais sei, sei que nada sei” e hoje eu coordeno as demais secretárias no Telecine.  E consigo também trabalhar home office às sextas-feiras, o que me permite maior foco ainda, pois não sou interrompida no posto de trabalho, e me poupa de ficar 2 ou 3 horas na noite de sexta para voltar para casa.

 

 

Please follow and like us:

1 comentário Adicione o seu

  1. Renata Maria Zequim Bertollazzi disse:

    Oi Fernanda, muito bacana sua trajetória profissional! Sucesso continuado a você!

    Renata
    Secretária executiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *